28/05/2023 | Domingo | 19h17

Povo de Terreiro realiza 1ª Conferência e encerramento do Mês dos Pretos-Velhos

Por Juliano Romero Cabral

Conferência foi a primeira realizada em Itaqui e definiu os delegados que representarão o município na etapa estadual

Foto: Juliano Romero Cabral

Itaqui realizou a 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro, no último sábado (27/5), na Câmara de Vereadores. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

O plenário Olsy Marenco Silveira recebeu grande público das casas de religiões afro-brasileiras. A conferência teve como tema “Direitos Humanos, Justiça, Afrocentricidade e descolonização do povo de terreiro”. Conduzido pelo Babalorixá Everton Maninho de Xangô, o evento contou com palestras dos discentes, Angelo Vinicius Alves e André Siqueira, e da professora Nola Gamalho, do curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); e, por videoconferência, do professor Flávio Bruno, do curso de Direito da Unipampa.

Na conferência foram abordados os eixos:

Eixo I - Violências Históricas, Desigualdades Estruturais: o debate atual sobre Justiça Civilizatória;

Eixo II - Afrocentricidade, Etnodesenvolvimento, Saberes e Territórios do Povo de Terreiro: Políticas Transversais;

Eixo III - Valores e Perspectivas para a Descolonização da Democracia, Organização e Participação Política.

Na oportunidade, foram definidos os oito delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada em setembro. No encerramento o público entoou pontos de religiões de matriz africana.

Neste domingo, o povo de terreiro esteve reunido, novamente, na Praça Eng. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara (Praça do Porto) para realizar a atividade de encerramento do Mês dos Pretos Velhos, que tem como dia de celebração o 13 de maio – data da abolição da escravatura e dos pretos-velhos.