06/06/2023 | Terça-feira | 17h41

Desenvolvimento Social e Cerest Oeste visitam local onde será instalada cooperativa dos catadores

Grupo visitou o galpão improvisado para o trabalho dos catadores de Itaqui

Foto: Divulgação / SMDSH

Com a evolução do projeto para a criação da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Itaqui, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Oeste do Rio Grande do Sul (Cerest Oeste) realizaram uma reunião, na manhã desta terça-feira (6/6), para traçar os próximos passos e agilizar os trâmites do projeto. O encontro aconteceu no local, anexo à Granja Municipal, onde será construído o prédio da futura cooperativa. A área total de 60mx60m será cedida pelo Poder Executivo.

Participaram do encontro e visitação do local, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a titular da pasta, Coca Lima; a cadastradora do Cadastro Único (CadÚnico), Nilva Trindade; o assessor técnico, Fernando Coelho; a coordenadora do Cerest Oeste, Anália Ferraz Rodrigues; o engenheiro civil do Cerest, Grégori Avrell; e um grupo de catadores.

Na oportunidade, os visitantes também puderam conhecer um galpão provisório utilizado pelos catadores, próximo ao local onde será instalada a cooperativa.

O prédio para operacionalização dos catadores de recicláveis será construído com recursos conquistados através de projetos do Cerest Oeste. Nesta obra, o Centro Regional de Saúde do Trabalhador busca recursos junto Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), parceiro em outras ações, inclusive em Itaqui.

“O projeto será executado em etapas. Dentro da área, o galpão terá em torno de 600 metros quadrados. Seguirá uma padrão de construção que facilitará a separação dos resíduos quando chegam no local”, adiantou Coca.

A coordenadora Anália também pode acompanhar o serviço de reciclagem realizado, atualmente, no município e conhecer a realidade dos catadores.