24/07/2023 | Segunda-feira | 10h06

21ª Cavalgada da Mulher Gaúcha encerrou no domingo

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

Chegou ao fim, na tarde do último domingo (23/7), a 21ª Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui. Cerca de 160 cavalarianas percorreram 90 km, entre ida e volta, do trajeto iniciado em 21 de julho saindo da Praça Marechal Deodoro até a hospedeira Fazenda Sociedade. De lá até o encerramento, as prendas participaram de provas campeiras e de conhecimento, shows, e ligaram o campo com a cidade sobre o lombo do cavalo.

Na cerimônia de encerramento, enquanto a população aguardava a chegada das mulheres no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão), aconteceram a apresentação da invernada mirim Chaleira Preta do CTG Rincão da Cruz e shows com Nady Garcia e Grupo Violão Gaúcho da Associação Centro Cultural Laçadores de Jácomo Bonapace (ACCLJB).

Grande público recepcionou as prendas que chegaram uniformizadas e a pata de cavalo. No espaço de fala da Associação Recreativa Cultural Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui – organizadora do evento – foram entregues os troféus ‘Cavalariana Destaque’ para a paraense, Risiane Sousa, e ‘Entidade Destaque’ para o Piquete de Tradições Gaúchas Cabo Toco. A homenageada, em 2023, foi Enelize Santiago. Além da associação, a Cavalgada tem como apoiadora a Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT).

“Apresento a vocês a 21ª Cavalgada da Mulher Gaúcha, a maior de todas até hoje. Obrigada a cada uma de vocês que me deram a honra de dizer que estou no comando desse grupo maravilhoso. Isso não seria possível sem o esforço de cada uma. Mulheres fortes, bravas e crianças. De geração para geração em 90 km a pata de cavalo”, destacou a patroa da entidade organizadora, Sylvana Oliveira.

Entre as autoridades, estavam presentes, o prefeito Leonardo Betin; a primeira-dama, Renata Gavarone; o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a segunda-dama, Ilma Corrêa; a titular da SMECULT, Maricê Del Fabro; o secretário adjunto da SMECULT, Vicente Guterres; a presidente da Câmara de Vereadores, Solange Carvalho Carniel; e Bibiana Bonapace, filha de Elizéa Bonapace, esta proprietária da Fazenda Sociedade (distante 45km da cidade).

Normalmente no protocolo das cerimônias oficiais o último a fazer o uso da palavra é a autoridade máxima. Quando o chefe do Executivo foi fazer o seu pronunciamento parabenizou as cavalarias e decidiu conceder o seu espaço à primeira-dama - simbolizando o espaço de fala de destaque às mulheres.

<<   |   >>