25/07/2023 | Terça-feira | 12h13

Apenados de Itaqui confeccionam abrigos para alunos da rede municipal

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

Após a produção de máscaras adultas e infantis durante a pandemia e de uniformes para outros detentos de diversas cadeias do Rio Grande do Sul, o Projeto “Costurando Sonhos” desenvolvido por apenados do Presídio Estadual de Itaqui avança para a confecção de conjuntos de abrigos (moletons e calças) para alunos em situação de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino.

A oficina de costura que originou o projeto foi inciado em parceria entre a Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Em cerca de 21 meses, a ação foi apadrinhada pela Defensoria Pública Estadual e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Agora, somam-se a Secretaria Municipal de Educação (SME), a primeira-dama Renata Gavarone e o vereador Zé Silveira (PDT) – este último, em colaboração junto a amigos, conseguiu valores para a aquisição de 13 kg de tecidos e 12 novelos de linha para a confecção dos abrigos infantis.

Na manhã desta terça-feira (25/7), a oficineira do “Costurando Sonhos”, Ilca Figueiredo, e dois apenados que atuam na produção das costuras e serigrafia recepcionaram e apresentaram a nova etapa ao prefeito Leonardo Betin; à primeira-dama Renata Gavarone; às secretárias municipais, Coca Lima (SMDSH) e Tatiane Goulart (SME); à secretária adjunta de Educação, Márcia Barz; ao diretor do Foro de Itaqui, juiz Luis Francisco Masiero Fiore; e ao vereador Zé Silveira. Também participam da coordenação do projeto, o diretor do presídio local, Pedro Miguel Braga Brito, e os chefes de Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) da casa prisional, Cristiano Valle e Darian Ferreira.

Para apresentar as novas confecções foram produzidos, neste primeiro momento, 15 conjuntos de abrigos em três tamanhos diferentes para meninas e 12 masculinos. Estas primeiras peças serão destinas a alunos em situação de vulnerabilidade social das escolas municipais Otávio Silveira, José Gonçalves da Luz e Getúlio Vargas.

<<   |   >>