05/07/2023 | Quarta-feira | 19h58

Definidos os delegados que representarão Itaqui na Conferência Estadual de Assistência Social

Por Juliano Romero Cabral

Conferência Municipal aconteceu nesta quarta-feira (5/7)

Foto: Juliano Romero Cabral

Na tarde desta quarta-feira (5/7), durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foram definidos quais os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada entre os dias 3 e 5 de outubro.

A conferência municipal aconteceu na Associação Maria das Dores com representantes de todos os setores relacionados à Assistência Social e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Itaqui enviará quatro representantes para a edição estadual, Márcio Santos Porciúncula Fernandes e Everton Luiz Alves, da sociedade civil, e Benjamin da Silva Filho e Miriam Dias, dos serviços da Administração Municipal.

Antes da resolução dos delegados, os participantes foram divididos em grupos para debater os cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento
Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle social
Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre os segmentos
Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, programas e projetos
Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda
A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

A Conferência foi uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e o Conselho Municipal de Assistência Social (COMUAS)