15/07/2023 | Sábado | 12h00

Rio Uruguai, em Itaqui, atinge a cota de alerta

Por Juliano Romero Cabral

Rio Uruguai segue crescendo em Itaqui, mas está baixando em Porto Mauá e estabilizado em Garruchos

Foto: Defesa Civil / Divulgação

Foi por volta das 7h deste sábado (15/7) o Rio Uruguai, em Itaqui, atingiu o nível de 7m30cm, considerado pela Defesa Civil como cota de alerta. Às 11h, as águas estavam na marca dos 7h57cm. Até o momento desta publicação nenhuma família desabrigada ou desalojada.

A boa notícia é que o rio está baixando em Porto Lucena e Porto Mauá, está estabilizado em Garruchos e ainda neste sábado deve estabilizar em São Borja.

A previsão da Defesa Civil de Itaqui é o rio chegue aos 8 metros, mas não atinja a cota de inundação – quando atinge as primeiras casas – que é de 8m30cm.

As secretarias municipais como Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI) e de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural já disponibilizaram tratores e caminhões, caso seja necessário fazer o deslocamento de famílias ou casas volantes.

O Gabinete de Crise, instalado para monitoramento e ação frente ao fenômeno, já possui um local adequado para, se necessário, levar as famílias atingidas.