14/07/2023 | Sexta-feira | 23h17

Saúde intensifica campanha “Julho Amarelo” de combate à hepatites virais

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, inicia neste domingo (16/7) uma programação com diversas ações alusivas ao “Julho Amarelo”, campanha de luta contra as hepatites virais.

“A conscientização é fundamental para evitar a disseminação dessas doenças. Somente com o conhecimento adequado é possível prevenir, diagnosticar precocemente e tratar as hepatites virais de forma eficaz”, destacou a coordenadora do Programa IST, Dulci Ramos.

As hepatites virais são infecções causadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E) que afetam o fígado. Podem ser transmitidas por diversas vias, como contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e objetos cortantes, além de transmissão vertical (da mãe infectada para o filho durante a gestação).

Em Itaqui, os testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Hepatites são realizados gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e nas Estratégias Saúde da Famílias (ESFs), das 7h às 17h.

Para ampliar a aplicação de testes, a SMS divulgou uma programação de atividades itinerantes e horários alternativos. Confira:

16/7 – Parcão, das 14h às 18h: Testes rápidos e distribuição de material informativo e preservativos no Festival Confraria do Rock

18/07 – Câmara de Vereadores, 19h: Palestra para Agentes de Saúde, Manicures e Vereadores.

20/07 – Castelão, das 19h às 21h: Roda de conversa e realização de testes rápidos

22/07 – Posto Novo, das 19h às 22h: Realização de testes rápidos

23/07 – Porto das 18h às 22h: Realização de testes rápidos e distribuição de material informativo e preservativos

26/07 – Lar Cristão, das 13h às 17h: Roda de conversa e realização de testes rápidos

28/07 – Blitz no Centro de Saúde, às 9h: Realização de testes rápidos e distribuição de preservativos, material informativo e brindes.