01/08/2023 | Terça-feira | 16h13

Petica: Itaqui lança programa para erradicar trabalho infantil

Lançamento do Petica reuniu comunida escolar que partipará do programa, autoridades municipais e entidades apoiadoras

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e de Educação (SME), e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Oeste do Rio Grande do Sul (Cerest Oeste) lançaram, na manhã desta terça-feira (1ª/8), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Itaqui – Petica. A cerimônia aconteceu no Salão Paroquial, no centro da cidade.

O Petica tem como objeto desenvolver atividades sociopedagógicas e extracurriculares para combater situações de risco de trabalho infantil em Itaqui e será desenvolvido nas escolas municipais de ensino fundamental Profª Ulisséa Lima Barbosa, Ranulfo Lacroix, Getúlio Vargas e José Gonçalves da
Luz. Ao total, 100 crianças serão incluídas no programa inicialmente.

Serão 140 dias letivos até 4 de julho de 2024. Os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) participarão das oficinas que serão realizadas quatro vezes na semana, em turnos inversos ao horário regular de aula.

“É um espaço onde estas crianças fiquem no contraturno, em um ambiente seguro e de acolhimento que na verdade é onde todas deveriam estar”, explicou a coordenadora do Cerest, Anália Rodrigues.

Para o prefeito Leonardo Betin o programa começou do zero e conquistou uma grande rede de apoiadores devido ao empenho das secretarias municipais. “Não se tinha políticas públicas do Poder municipal para desenvolver e resgatar estas crianças (em situação de vulnerabilidade e risco social). A gente começou a perceber que a sociedade passou a absorver políticas e projetos sociais enquanto o município cada vez menos os desenvolviam”, enfatizou.

Na oportunidade, foram apresentados os uniformes (camiseta, calça e bermudas), mochilas e estojos que serão destinadas às crianças participantes do Petica – o material foi adquirido através do apoio do Cerest Oeste e o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT/RS). Também será utilizado um recurso de cerca de R$ 200 mil, oriundos do Ministério da Cidadania, para a execução do programa.

Além do chefe do Executivo e da coordenadora do Cerest, também participaram do evento, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a primeira-dama Renata Gavarone; as secretárias municipais Coca Lima (SMDSH) e Tatiane Goulart (SME), e as secretárias adjuntas Jucleia Velasque (SMDSH) e Márcia Barz (SME); a titular da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Istely Valle; o secretário adjunto de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Vicente Guterres; a defensora pública, Patrícia Buzatto; o comandante do 1ª Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto, tenente-coronel Anderson Escobar Vargas; a coordenadora do CREAS Novos Laços, Amanda Virgili; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comuas), Genir Picinini; entre outros representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar; além de alunos e professores que participarão do programa.