01/09/2023 | Sexta-feira | 23h28

Aberta a Semana da Pátria 2023 nesta sexta-feira

Desportista Carlos Ivan acendeu a Pira da Pátria

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na manhã desta sexta-feira (1º/9) a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria 2023 na Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Escoltados por soldados do Exército Brasileiro e agentes da Divisão de Trânsito (Ditran), o grupo de corrida Ivan Runners, conduziu a centelha do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec) até a praça central. Os atletas foram recepcionados pelas autoridades locais e as instituições de ensino do município. Inclusive, foi o líder do grupo, Carlos Ivan Marques, quem acendeu a Pira da Pátria.

Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, autoridades municipais realizaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Itaqui. Seguindo o protocolo, após o acendimento da Pira, fizeram o uso da palavra a secretária municipal de Educação, Tatiane Goulart, a presidente da Câmara de Vereadores, Solange Carniel, o comandante do 1º RC Mec, tenente-coronel Anderson Escobar Vargas, e o prefeito Leonardo Betin. O ator Vinicius Molina leu um texto sobre a vivência do transtorno do espectro autista (TEA) – assunto matriz do tema local para as comemorações da Independência do Brasil deste ano.

O evento contou com a participação de algumas escolas e suas bandas marciais ou fanfarras.

Neste ano, o tema Nacional da Semana da Pátria é “Centenário do Falecimento de Rui Barbosa – O águia de Haia”. O tema Estadual é “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”. Já o tema Municipal é “Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano e merece respeito”.

Programação da Semana da Pátria 2023

31 de agosto – Missa pela Pátria, na Igreja Matriz São Patrício, às 19h

1º de setembro – Solenidade de Abertura Oficial da Semana da Pátria 2023, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, às 8h

3 de setembro – Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras, na Rua Dom Pedro II – altura do Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão), às 14h

4 de setembro – Sessão Solene da Pátria, na Câmara de Vereadores, às 19h30

7 de setembro – Desfile Cívico-Militar, na rua Independência, na altura da Praça Marechal Deodoro; Encerramento Oficial, na Pira da Pátria, às 18h.