11/09/2023 | Segunda-feira | 13h19

Após unificação das centelhas, iniciada a 44ª Condução da Chama Crioula de Itaqui

Prefeito Leonardo e vice-prefeito Clóvis participaram da cerimônia de encerramento da programação da Fazenda hospedeira

Foto: Juliano Romero Cabral

A tarde de domingo (10/9) marcou o encerramento da programação artística e cultural da Fazenda Itaó – hospedeira da Chama Crioula 2023. Na oportunidade, foram unificadas as centelhas das chamas crioulas do Estado, sob a responsabilidade da 3ª Região Tradicionalista, e de Itaqui. Nesta segunda-feira (11/9) iniciou-se a 44ª Condução da Chama Crioula de Itaqui.

O prefeito Leonardo Betin, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa e a secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Maricê Del Fabro, participaram da solenidade de encerramento. A prefeita de Maçambará, Adriane Schramm, e a vereadora de Itaqui, Queli Ferreira (PL), também deslocaram-se até a localidade de Itaó, interior do município, para prestigiar o evento.

Os anfitriões Marcelo Passamani e Josseane Oliveira (Jo) agradeceram a participação do grande público, autoridades e dos colaboradores nas atividades da fazenda hospedeira.

“Temos a convicção que fizemos o nosso melhor para recebê-los. Continuaremos fazendo o nosso melhor para conduzirmos a centelha da Chama Crioula até a cidade de Itaqui. Agradecemos, reiteradamente, o apoio de todos”, destacou o proprietário Marcelo.

“A nossa Semana Farroupilha é muito forte, que envolve Itaqui e Maçambará, não só por causa dos Poderes Executivo e Legislativo, ela é muito forte pelas entidades que mantém essa Chama acesa”, citou o chefe do Executivo itaquiense que também parabenizou o casal de hospedeiros e o Grupo Terra Xucra que levaram a centelha do Estado, distribuída na cidade de Cristal, à Fazenda Itaó.

Unificação

O Grupo Terra Xucra do CTG Rincão da Cruz participaram da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do RS, em 19 de agosto na cidade de Cristal. À cavalo, o grupo percorreu, aproximadamente, 750 km até serem recepcionados, na última sexta-feira (08/9), na Fazenda Itaó – hospedeira da Chama Crioula de Itaqui 2023.

Na tarde de domingo, os cavalarianos Sabino Ainai Soares, João Martins, João Batista Arruda de Azevedo e Eroni Motta guardavam a centelha do Estado até o ato de unificação conduzido por Marcelo Passamani e Sabino.

44º Condução da Chama Crioula de Itaqui

Iniciou nesta segunda-feira (11/9) a 44ª Condução da Chama Crioula de Itaqui conduzida por cavalarianos da Fazenda Itaó até o Candeeiro Crioulo junto ao monumento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão), na próxima quarta-feira (13/9), por volta das 17h.