21/09/2023 | Quinta-feira | 11h27

Com 460 pontos, CTL Família Tuparaí vence o Desfile Farroupilha 2023

Foto: Juliano Cabral

Em tom de solidariedade, a Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizaram o tradicional Desfile Farroupilha, na quarta-feira (20/9), frente ao candeeiro crioulo 2023, na altura do Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão).

Cerca 400 cavalarianos cumpriram o trajeto para um público de 6 mil pessoas, conforme dados da Brigada Militar. Às 9h20, o peão do município Wellington Tavares solicitou ao prefeito Leonardo Betin a autorização para iniciar o desfile das entidades tradicionalistas.

Em 2023, o tema dos Festejos Farroupilhas foi o “Centenário da Revolução de 1923”. No município, o patrono escolhido foi o radialista e declamador Maximiano Soares (Candacho). A solidariedade também fez parte do evento. A Cosfa e SMECULT estavam arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias afetadas pela enchente do rio Uruguai e a premiação em dinheiro (R$ 6 mil), deste ano, foi revertida na compra de mantimentos que serão encaminhados aos afetados pelas enxurradas, na primeira semana de setembro, no Vale do Taquari.

O grande evento em homenagem à Revolução Farroupilha (1835-1845) teve a participação de 18 entidades tradicionalistas, como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes, grupos e associações. Das 13 que competiram, o Centro de Treinamento de Laço - CTL Família Tuparaí ficou em 1º lugar, com460 pontos, recebendo o troféu “Manoelito de Ornellas’ (1903-1969) – homenagem ao itaquiense literato, jornalista e historiador engajado nas questões da identidade do povo gaúcho. Também conquistaram troféus, a Comitiva Depois da Lida (2º lugar, com 449 pontos) e o CT Pedra D’água (3º Lugar, com 443 pontos).

À tarde, o hospedeiro da Chama Crioula 2023, Marcelo Passamani, retirou uma centelha do Candeeiro Crioulo junto ao monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho - para entregar a Douglas Santa Catarina, este filho de Gaetano Santa Catarina, proprietário da Agropecuária Tapera do Coqueiro – hospedeira 2023/2024. Após a entrega foi extinguido o fogo do candeeiro crioulo.

<<   |   >>