14/09/2023 | Quinta-feira | 21h06

Itaqui realizará o Desfile de 20 de setembro

Confirmado o Desfile Farroupilha para 20 de setembro em Itaqui

Foto: Arquivo / AsCom PMI / Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), em conjunto com a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), confirmou a realização do tradicional Desfile Farroupilha em 20 de Setembro.

O desfile das entidades tradicionalistas acontecerá, a partir das 9h, na Rua Dom Pedro II, na altura do Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão) onde está aceso o Candeeiro Crioulo. Até o momento, 29 entidades já confirmaram a participação, as demais interessadas devem entrar em contato com a SMECULT, até segunda-feira (18/9), das 7h às 13h. Os históricos dos piquetes e CTGs que desfilarão também devem ser entregues à pasta até esta mesma data.

Neste ano, o tema da Semana Farroupilha é o “Centenário da Revolução de 1923”. O patrono dos festejos de Itaqui é o declamador, radialista e barbeiro, Maximiliano Soares (Candacho).

Integra a programação dos Festejos Farroupilha a Reculuta Solidária, no próximo sábado (16/9), com partida do CTG Rincão da Cruz, às 14h, para a arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos à população afetada pelas enchentes. Entidades interessadas em participar devem se cadastrar na SMECULT.

Confira a Programação da Semana Farroupilha 2023

13 de setembro – quarta-feira, 17h
Chegada da 44ª Condução da Chama Crioula de Itaqui e distribuição da centelha às entidades tradicionalistas
Local: Parque Comendador Firmino (Parcão)

15 de setembro – sexta-feira, 14h
Gincana Cultural Farroupilha
Local: Parque Comendador Firmino (Parcão)

15 de setembro – sexta-feira, 19h30
Sessão Solene da Câmara dos Vereadores - Medalha Orlando Jorge Degrazia.

16 de setembro – sábado, 14h
Reculuta Solidária
Saída do CTG Rincão da Cruz

16 de setembro – sábado, 20h
Espetáculo Orquestra Jovem de Violão Gaúcho
Local: Teatro Prezewodowski

19 de setembro – terça-feira, 14h
Preparação para o Desfile de 20 de Setembro, com inspeção veterinária e colocação de lacres.
Local: CTG Cristóvão Pereira de Abreu

20 de setembro – quarta-feira, 9h