25/09/2023 | Segunda-feira | 10h00

Mateada e shows marcam o encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Itaqui

programação se estendeu de 18 a 24 de setembro

Foto: Juliano Romero Cabral

Itaqui encerrou, neste domingo (25/9), a programação da Semana Nacional do Trânsito 2023 que trouxe como tema “No trânsito, escolha a vida”. A mensagem buscou mobilizar a sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O encerramento aconteceu no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão) com mateada e apresentações artísticas. O vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa prestigiou o evento.

A prenda mirim do município, Isabela Garcia dos Santos Monçalves, abriu o evento declamando uma poesia sobre o trânsito. Na sequência, houve a apresentação da Invernada Artística Valdir Bertin do CTG Cristóvão Pereira de Abreu. Já os show musicais ficaram por conta de Joh e Jhoceffer, André Machado e Rodrigo Menezes.

O 2º Pelotão de Bombeiro Militar de Itaqui, a Divisão de Trânsito (Ditran) e o Centro de Formação de Condutores – CFC Moróca expuseram suas viaturas e equipamentos para o bom público que se fez presente no evento. A água quente foi disponibilizada pelo 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec) e a erva-mate pela ervateira Verde Real. O Sistema de Ensino Gaúcho - SEG estava oportunizando a verificação de pressão arterial (PA).

O evento, promovido pelo CFC Moróca e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), marcou o encerramento de uma programação, desde 18 de setembro, que levou orientações às escolas (com apoio da Ditran), blitz educativa aos condutores – inclusive com a presença do boneco da “morte” – e promoveu o diálogo com condutores do Executivo Municipal (este com a colaboração da Secretaria Municipal de Administração - SMA).