18/09/2023 | Segunda-feira | 13h04

Orquestra Jovem de Violão Gaúcho foi inaugurada em Itaqui

Histórica apresentaou marcou o primeiro espetáculo de uma Orquestra de Violão Gaúcho no Rio Grande do Sul

Foto: Letícia Licker

O público lotou as dependências do Teatro Prezewodowski, no último sábado (16/9), em Itaqui, para prestigiar o espetáculo inaugural da Orquestra Jovem de Violão Gaúcho acompanhada do renomado violonista Marcello Caminha.

Foram 90 minutos dos mais diversos timbres do tradicional instrumento de seis cordas reverberando clássicos do cancioneiro regional. O início da apresentação ficou por conta de quem faz escola do violão gaúcho, Caminha com o contrabaixo acústico de Caio Maurente. Na sequência, apresentados o regente da orquestra, Everton Meus, o músico convidado Lucas Grassi, e os grupos de jovens violonistas que compuseram a orquestra pelos naipes de guitarrón e violões de aço, nylon e requinto.

No repertório, clássicos como “Milonga abaixo de mau tempo”, “Batendo água”, “Merceditas”, “Recuerdos da 28” e entre outros temas latinos.

Apesar de não haver cobrança pelo ingresso, o público foi convidado a contribuir com alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação superou os 150 kg.

A Orquestra de Violão Gaúcho nasceu do grupo de violão da Associação Centro Cultural Laçadores de Jácomo Bonapace (ACCLJB) – realizadora do evento -, apadrinhada por Marcello Caminha e na sua primeira apresentação com o apoio da Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT).

O prefeito Leonardo Betin, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, a titular da SMECULT, Maricê Del Fabro, demais secretários, a vice-presidente da Câmara, Queli Ferreira (PL), prestigiaram o evento.

A segunda apresentação aconteceu ainda no final de semana. Os uruguaianenses puderam acompanhar o espetáculo na noite de domingo (17/9) no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Confira a transmissão ao vivo do primeiro espetáculo Marcello Caminha & Orquestra Jovem de Violão Gaúcho no Canal da Prefeitura de Itaqui no vídeo abaixo: