20/10/2023 | Sexta-feira | 21h50

Alunos da rede municipal se preparam para a prova do Saeb

Aplicação das provas inicia na próxima segunda-feira (23) e vai até 10 de novembro

Foto: Luciélle Vargas

Alunos da rede municipal estão sendo preparados, desde quarta-feira (18/10), para a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A preparação consiste em orientações e desenvolvimento de atividades simuladas para a prova.

A aplicação da simulação foi conduzida pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adeline Feltrin, Eliete Camargo, Graziele Rodrigues, Luciélle Vargas e Sônia Alves.

Participaram da simulação, os estudantes das escolas José Gonçalves da Luz, Vicente Solés, Otávio Silveira e Profª Ulisséa Lima Barbosa.

A prova será aplicada de 23 de outubro até 10 de novembro em todas as escolas da rede municipal, sendo direcionada para alunos do 2°, 5° e 9° do ensino fundamental.

O Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

Por meio de testes e questionários, com foco na língua portuguesa e matemática, a realização da prova reflete uma amostra do desempenho escolar e os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados.

O Saeb permite que as escolas analisem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade, no qual oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Com informações da SME