17/10/2023 | Terça-feira | 22h16

Itaqui decreta situação de emergência devido à cheia do rio Uruguai

Cheia do rio Uruguai atingiu 257 pessoas em Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

Devido à cheia do Rio Uruguai que atingiu centenas de pessoas, o prefeito Leonardo Betin decretou situação de emergência em Itaqui, na tarde desta terça-feira (17/10). O decreto, sob o número 8.897, tem prazo de vigência de 180 dias.

O rio Uruguai chegou a atingir a marca de 10,10 metros acima do nível, às 11h de segunda-feira (16/10). Após baixar 7cm do nível, a Defesa Civil se mantém vigilante à enchente observando as chuvas e crescimento do rio na região noroeste do Rio Grande do Sul.

Até esta terça-feira, o número de pessoas atingidas chegou a 257, sendo 235 desalojados e 22 desabrigadas. A inundação alcançou 18 residências fixas e fez 64 casas volantes de madeira serem tracionadas para locais elevados. Cinco famílias, que somam 22 pessoas, estão no abrigo instalado provisoriamente no Ginásio Humberto de Alencar Castelo Branco (Castelão) e outras 36 pessoas preferiram abrigar-se em casa de familiares.

Com a publicação do decreto municipal “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de atendimento e socorro à população atingida pela enchente e para a reabilitação do cenário com a reconstrução das habitações atingidas, assim como, melhoria e manutenção das moradias volantes”.

Confira o decreto na íntegra em https://bit.ly/ItaquiEnchente

Todos os Boletins da Defesa Civil de Itaqui são publicados no Site (itaqui.rs.gov.br), Facebook e Instagram da Prefeitura de Itaqui. O contato da Defesa Civil de Itaqui é (55) 9 8429 4782.