22/10/2023 | Domingo | 23h56

Rio Uruguai deverá atingir a marca de 12 metros nesta segunda

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Defesa Civil de Itaqui

Em Itaqui o rio Uruguai segue crescendo e a previsão é que alcance a marca de 12,02 metros até às 11h desta segunda-feira (23/10). Na noite deste domingo (22), o manancial estava com 11,70 metros acima do nível, às 23h15.

Servidores da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural (SMOIDUR) com auxílio do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec) estão fazendo as remoções de famílias e tracionando casas volantes para locais seguros.

Até o momento há 52 pessoas desabrigadas e 687 desalojadas. O Governo Municipal está disponibilizando abrigo temporário aos desabrigados no Ginásio Castelo Branco (Castelão) e nas escolas municipais Otávio Silveira e Vicente Solés.

A Prefeitura de Itaqui monitorando a cheia e coordena as ações através do Gabinete de Crise da Defesa Civil que pode ser contatado, por ligação ou mensagem de WhatsApp, através do telefone (55) 9 9102 3565.

A ajuda aos afetados pode ser realizada pela população através da doação de alimentos não perecíveis. O ponto de coleta é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH, antiga Secretaria de Assistência Social).

O CRAS Acolher também está distribuindo roupas, cobertas e calçados aos atingidos pela enchente e para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).