28/11/2023 | Terça-feira | 11h26

Fiscalização de Itaqui participa do Congresso de Educação Fiscal em Porto Alegre

Por Letícia Licker

Foto: Divulgação / Fazenda

A Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, através do Setor de Fiscalização, participou na última quinta (23/11) e sexta feira (24/11) do 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal, realizado em Porto Alegre.

Os fiscais, Marla Valle e Marlon Rios, participaram do evento que aconteceu no Teatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e contou com painéis de discussões, palestras e a apresentação de um livro “Jardim dos Tributos”, criado pela escritora Patrícia Bragamonte e pela ilustradora Sofia Farret, estagiária de design da Secretaria da Fazenda do RS. A obra apresenta uma linguagem simplificada e didática, direcionada para a atividade escolar, a publicação narra metaforicamente a cooperação firmada entre insetos que habitam um jardim.

Na ocasião o compositor, cantor, escritor e filósofo, Rodrigo Munari apresentou o livro “Sapiência e Enrolado” idealizado pelo PEF/RS a partir da necessidade de desenvolvimento de uma consciência social, fiscal, coletiva e cidadã nas crianças.

Em Itaqui, a pasta em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve o Programa Municipal de Educação Fiscal nas escolas em busca de fortalecer a cidadania fiscal já com os pequenos, principalmente das séries iniciais.

Fiscais tiveram a oportunidade de dialogar com os auditores-fiscais da Receita Estadual, João Carlos Loebens e Décio Gardel Goecks Rauber.