19/12/2023 | Terça-feira | 16h58

Itaqui adere ao Tudo Fácil Empresas

Lançamento do Tudo Fácil Empresas em Itaqui ocorreu nesta terça-feira no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – encerra na tarde desta terça-feira (19), a agenda/2023 de lançamento do Tudo Fácil Empresas – TFE – em Itaqui.

O evento contou com presença da presidente da JucisRS -, Lauren de Vargas Momback, do diretor da Redesim Silvio Ramão, do assessor especial de Assuntos Jurídicos e Desburocratização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - SPGG -, Magnum Eltz, do prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, da secretária da Fazenda e Desenvolvimento Econômico da cidade, Istely Valle, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaqui - ACII -, Marcírio Ramos.

A ferramenta digital visa simplificar a abertura de empresas que concentra todas as etapas em um único portal, de forma gratuita e em tempo recorde, atualmente em menos de 10 minutos. De acordo com Lauren, gestora do Órgão de Registro, a liberação imediata das licenças estaduais e municipais é um dos principais benefícios da plataforma, permitindo que os empreendedores iniciem suas atividades de forma mais rápida e regularizada.

Desde a última sexta-feira (15) entrou em funcionamento o Tudo Fácil Empresas 2.0, sistema disponibilizado para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. A atualização do sistema permite a abertura de empresas de médio e alto risco em um único ambiente virtual. “Todas as novidades implementadas pela Junta Comercial visam facilitar a vida do empreendedor gaúcho em busca da maior desburocratização para abrir sua empresa”, finalizou Lauren.

Hoje, o Tudo Fácil Empresas está presente em 44 cidades, sendo elas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Panambi, Bagé, Erechim, Gravataí, Estrela, Santa Cruz do Sul, Esteio, Caxias do Sul, Rio Grande, São Borja, Sapiranga, Farroupilha, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Frederico Westphalen, Rio Pardo, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Antônio da Patrulha, Guaíba, Tapejara, Palmeira das Missões, Santiago, Antônio Prado, Feliz, Viamão, Restinga Sêca, Santa Maria, Vera Cruz, Pelotas, Ivoti, Campo Bom, Brochier, Flores da Cunha, Carazinho, Tupanciretã, Salto do Jacuí, Alvorada, Mostardas, Bento Gonçalves e Itaqui.

O projeto é uma parceria entre a JucisRS, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS – Sedec –, Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo – CEDE –, Descomplica RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-RS –, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar, Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam – e Secretaria da Fazenda do RS – Sefaz RS –.

Fonte: JucisRS