19/02/2024 | Segunda-feira | 22h04

Prefeito e vice se reunem com Comissão Pró-Hospital Universitário

Assessoria de Comunicação Social de Itaqui

Comissão liderada pela diretora Cheila apresentou o processo às autoridades itaquienses para criação do Hospital Universitário do Pampa

Foto: Juliano Romero Cabral

A tarde desta segunda-feira (19/2) foi marcada pela reunião entre autoridades locais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Comissão Pró-Hospital Universitário do Pampa para tratar sobre o processo de implantação de um complexo hospitalar federal, em rede, transfronteiriço e com todos os serviços disponíveis via o Sistema Único de Saúde (SUS), em Uruguaiana, e que atenda toda a região.

O prefeito Leonardo Betin e o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa participaram do encontro que aconteceu na Unipampa de Itaqui e contou com a presença do diretor em exercício do Campus local, Alisson Darós; da presidente do Poder Legislativo, Queli Gomes Ferreira, e demais vereadores; da diretora da Unipampa Campus Uruguaiana e membro da Comissão, Cheila Stopiglia; da professora aposentada, representante de movimentos sociais de Uruguaiana e membro da Comissão, Maria Medianeira Ibanez; e as docentes do curso de Nutrição e membros da Comissão, Ana Letícia Barcelos e Karina Machado Almeida.

Situação do HUP

O projeto do Hospital Universitário do Pampa (HUP) teve carta-proposta submetida nesta segunda-feira (19/2) ao Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) que no Brasil é regulamentado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento.

A Comissão Pró-HUP vem buscando várias formas de avançar o Projeto. Na Plataforma "Brasil Participativo" a proposta ficou na 7ª colocação das 1.331 apresentradas e aguarda avaliação do Governo Federal. No Rio Grande do Sul, o tema já foi discutido e acenado apoio do Governo pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Agora o grupo conta com a participação da população, já que mais de 500 mil fronteiriços vivem na região e geralmente precisam deslocar vários quilometros para atendimentos de média e alta complexidade em saúde.

Assine o Abaixo Assinado pela implantação do Hospital Universitário do Pampa em https://forms.gle/euQW9MaSy21KZxys6