21/02/2024 | Quarta-feira | 12h18

Saúde adere ao projeto “Be Generous” para gestação nutricional em Itaqui

Por Letícia Licker

Foto: Letícia Licker

Na manhã desta quarta-feira (21/2), o prefeito Leonardo Betin recebeu em seu gabinete o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann; a secretária adjunta da pasta, Andressa Deobald; e o nutricionista da Atenção Primária à Saúde (APS), Ivan Kulmann, para apresentação de projeto inovador de suplementação às gestantes.

Na oportunidade, foi informada sobre a adesão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao projeto social “Be Generous” idealizado pela empresa Essential Nutricion da Essentia Pharma. O projeto consiste em fornecer suplementação necessária para gestantes do primeiro trimestre com carência nutricional e financeira, a curto e longo prazo.

Inicialmente, 60 gestantes do primeiro trimestre serão contempladas com o projeto denominado no município de “Nutrindo Vidas”, a seleção será feita através de uma avaliação nutricional na consulta pré-natal nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s), e a partir da triagem e dos exames será fornecido os suplementos necessários até o fim da gestação, além de um material informativo.

Os suplementos fornecidos serão em dois tipos: um Polivitamínico Pré-Natal que contém vitaminas A, complexo B, C, D, E H e K, além de cálcio, cromo, magnésio, selênio, molibdênio, zinco, colina, ferro, iodo e ácido fólico e o Ômega-3, durante todo o período gestacional.

O chefe do Executivo parabenizou Ivan pela iniciativa e destacou a importância do projeto-piloto em Itaqui.