08/03/2024 | Sexta-feira | 07h58

Itaqui financia projetos dedicados à terceira idade através do Fundo Municipal do Idoso

Ato de assinatura ocorreu nesta quinta-feira

Foto: Divulgação / CMI

Na manhã de quinta-feira (7/3) foram assinados os Termos de Fomento contemplados pelo Chamamento Público nº 3/2023, referente ao valor de R$ 120 mil do Fundo Municipal do Idoso (FMI) repassados às Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em estabelecer parcerias para desenvolver projetos destinados à população idosa.

Ao total, foram dois projetos aprovados da Associação de Apoio aos Idosos de Itaqui (AAII) e um da Associação Damas de Caridade (mantenedora do Lar São José). Cada projeto será contemplado com cerca de R$ 40 mil.

A AAII irá investir os valores em compras de climatizadores, bebedouro e equipamentos hospitalares para atender idosos fragilizados. Já a Damas de Caridade investirá em implantação de placas de energia solar. “Agradecemos a Prefeitura Municipal e ao Conselho de Idoso por oportunizar essa captação e destinação de recursos aos idosos do município de Itaqui”, publicou o Lar São José em sua conta no Instagram.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Elenir Garay, agradeceu às pessoas que anualmente, desde 2021, na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) destinam a contribuição para o FMI. “A comunidade ajudou e será possível melhorar as condições dos idosos no município. Agradeço a Marisa Foletto, inspetora-chefe da Receita Federal em Itaqui, que realizou todas as orientações para que chegássemos até a concretização”, destacou Elenir.

Participaram do ato de assinatura dos termos, a presidente do CMI, Elenir Garay; o gestor do Fundo Municipal do Idoso, Maurício Talhaferro; a presidente da AAII, Delci Soares; e a presidente da Damas de Caridade, Isolaine Cardoso.

Maurício enfatizou a compreensão dos contadores em fortalecer a campanha do CMI para que as pessoas destinem até 3% do valor declarado à Receita Federal para a ações de bem-estar aos idosos.

Esta é a primeira vez, na história do município, que é feita a distribuição de recursos do FMI por meio de chamamento público de projetos.