14/05/2024 | Terça-feira | 10h09

Mutirão leva atendimento socioassistencial aos desalojados pela enchente em Itaqui

Por Letícia Licker

Foto: Letícia Licker

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) iniciou, na tarde de segunda-feira (13/5), o mutirão de atendimento socioassistencial às famílias desalojadas pela cheia do rio Uruguai. Moradores do bairro Ponte Seca, que residem próximo à área Bem-te-vi, que tiveram suas casas volantes tracionadas para um terreno seguro na rua Osvaldo Aranha foram os primeiros a receber os serviços de assistência social, saúde e educação.

A população desalojada recebeu os serviços da SMDSH com o Varal Solidário de distribuição de agasalhos, cobertas e calçados do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Acolher, atualizações e novas inscrições do Cadastro Único (CadÚnico), distribuição de informativos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Novos Laços, e o acompanhamento de crianças e adolescentes pelo Conselho Tutelar de Itaqui.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou da ação com verificação de sinais, como pressão arterial (PA), e o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Sentimentos. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) levou diversão às crianças com contações de histórias.
A Defensoria Pública Estadual (DPE) também esteve presente com a triagem de direitos básicos aos afetados pela enchente.

Estavam no mutirão, a titular da SMDSH, Carla Lima (Coca); a secretária adjunta da pasta, Lisiane Bastiani; a secretária da SME, Tatiane Goulart; a secretária adjunta da Educação, Márcia Barz; e a equipe pedagógica; a titular da Saúde, Andressa Deobald; a secretária adjunta da pasta, Rosane Motta da Silva; a defensora pública estadual, Patrícia Conde Buzatto; a coordenadora do CRAS, Aline Moreira; o coordenador do CadÚnico, William Rodrigues; a coordenadora do CREAS, Maria Fernanda Coffi; o coordenador de Habitação, Juarez Falcão; e os conselheiros tutelares, Patrick Morales e Silvana Athaide Rocha.

O mutirão seguirá nesta semana nos demais territórios com residentes das volantes tracionadas e nos abrigos temporários que recebem os desabrigados.

<<   |   >>