17/06/2024 | Segunda-feira | 12h23

22ª Casilha da Canção Farrapa está confirmada para final de agosto

Por Juliano Romero Cabral

Lançamento do festinal que vai para sua 22ª edição ocorreu nesta segunda-feira no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) lançou nesta segunda-feira (17/6), no gabinete do prefeito Leonardo Betin, a 22º edição da Casilha da Canção Farrapa, festival que traz em versos e melodias as tradições e costumes do povo gaúcho e a histórica Revolução Farroupilha (1835-1845).

A Casilha da Canção Farrapa será realizada entre 29 e 31 de agosto, no CTG Cristóvão Pereira de Abreu, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. O evento é dividido em duas temáticas, chamadas de linhas, a Nativista Campeira e a Temática Farroupilha, sendo está última celebrando a Revolução Farroupilha. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.itaqui.rs.gov.br.

Participaram do ato de lançamento, além do chefe do Executivo, o titular da SMECULT, Vicente Guterres; o secretário adjunto, Tales dos Anjos; e os servidores Cesar Diani e Rudi Poetini Alegre.

Nesta edição, serão homenageados o músico Glademir Escobar, falecido em 17 de maio deste ano, que levará o nome do troféu da Casilha Dourada – melhor composição entre as duas linhas. O artista participou de diversas edições do festival e foi o vencedor em 2023 com “Porongos”, em parceria com Paulo Cesar Limas, escolhida a melhor na Temática Farroupilha. O outro homenageado é Quide Grande, nome artístico de Euclides Moreira Alvez, falecido em março deste ano, como compositor foi parceiro de João Sampaio, Walter Moraes, Mano Lima, Jorge Guedes, Elton Saldanha, Pedro Ortaça e entre outros. Destacam como resultados destas parcerias as músicas “Um bagual corcoveador”, “Criado em galpão”, “Baile das negra touro”, entre tantas músicas com renomados compositores.

O período de inscrições encerrará em 26 de julho. A triagem ocorrerá em 3 de agosto e os resultados serão anunciados em 7 de agosto por meio de edital no site da Prefeitura de Itaqui. Desta forma, serão selecionadas 16 composições (oito de cada linha), que receberão R$ 1.350,00 cada, como ajuda de custo.

Nas noites classificatórias, 29 e 30 de agosto, as 16 composições serão apresentadas no palco do festival. O júri selecionará cinco composições de cada linha para a final em 31 de agosto.

A premiação inclui, para qualquer uma das duas linhas:
◦ 1º lugar: R$ 2.500,00 e troféu
◦ 2º lugar: R$ 1.500,00 e troféu
◦ 3º lugar: R$ 1.250,00 e troféu

Prêmios Individuais:
◦ Melhor letra sobre a Temática Farroupilha – Troféu Quide Grande
◦ Música mais popular
◦ Melhor intérprete
◦ Melhor instrumentista
◦ Revelação do Festival

Casilha Dourada (melhor entre as duas linhas):
◦ Troféu Glademir Escobar e R$ 1.500,00