29/06/2024 | Sábado | 13h12

Decerrado novo momento da UAB Itaqui junto ao IFSul

Ato celebrou a parceria entre a UAB e o IFSul

Foto: Juliano Romero Cabral

Na noite de sexta-feira (28/6) foi descerrada a placa inaugural de um novo momento na história do Polo Universitário da Fronteira Oeste (PUFRO) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Itaqui - reforçando a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Pelotas, que chega a Itaqui ofertando cursos técnicos de Contabilidade, Administração e Meio Ambiente. Com a ampliação de ofertas de cursos entre as instituições, a equipe intitulou o espaço de Polo Itaqui EAD (UAB – IFSul).

Apesar das aulas terem iniciado em fevereiro, a noite de sexta-feira oficializou a celebração entre o Polo Universitário e o Instituto, com pronunciamentos de autoridades locais, como o prefeito Leonardo Betin e a presidente da Câmara de Vereadores, Queli Gomes Ferreira, e do chefe do Departamento de Educação a Distância (EAD) do Campus Pelotas - Visconde da Graça do IFSul, Franco Alexandre Dariz. Além do diretor do campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – outra instituição que é parceira na oferta de cursos-, José Carlos Severo Corrêa.

No público, a participação do corpo docente e alunos; da primeira-dama Renata Gavarone; da titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Tatiane Goulart – que também fez o uso da palavra e destacou ser egressa da UAB; da secretária adjunta da pasta, Marcia Barz; entre outros.

A cerimonialista foi a professora e ex-coordenadora do polo local, Ana Cabreira, que recepcionou a todos ao lado da atual coordenadora, Marbea Flain Pereira.

A UAB está em Itaqui desde 2007. Em dezembro de 2021 a sede ganhou um local amplo e com boa estrutura junto à escola estadual Aníbal Loureiro (Rua Domingos Martins, nº 2152). O Polo local disponibiliza cursos de Graduação a distância em Geografia, História e Pedagogia, através de um convênio entre UAB e Unipampa; e três cursos técnicos - Administração, Contabilidade e Meio Ambiente, em convênio com o IFSul. E diversos cursos de extensão que acontecem ao longo do ano de formação educacional.

O expediente é de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 21h30. Contato pode ser realizado também pelo e-mail uab.poloitaqui.secretaria@gmail.com ou através do telefone (55) 3432 1179.