25/06/2024 | Terça-feira | 15h51

Equipe da Defesa Civil Nacional visita Itaqui

Equipe da DCN esteve reunida com prefeito logo após a verificação nas ruas

Foto: Juliano Romero Cabral

Esta terça-feira (25/6) foi de atuação de agentes da Grupo de Apoio à Desastres (GADE) da Defesa Civil Nacional em Itaqui. Os agentes Marlon Maciel e Benedita Santos foram às ruas para avaliar as áreas afetadas pela cheia do rio Uruguai em 2024. A ação faz parte de um processo de validação para garantir recursos como o Auxílio-Reconstrução às famílias flageladas do município. Os dois estão viajando pelas cidades a serviço do novo ministério do Governo Federal, a Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

O prefeito Leonardo Betin recebeu os agentes em seu gabinete. Também participaram o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), Lisiane Bastiani; o coordenador da Defesa Civil de Itaqui, tenente Valdemarino Amaral; o servidor da (SMDSH), Juarez Falcão; e o servidor que atuou no Gabinete de Crise da Defesa Civil durante o período de cheia, Danilo Morales.

Com a ação no município, diversos cadastros nas bases do Governo Federal que estão em análise deverão ter andamento no processo de validação.

Conforme análise nos territórios, ficou constatado que alguns cadastros serão desclassificados devido não estarem localizados em área inundada, referente à cheia deste ano.