21/06/2024 | Sexta-feira | 19h11

Por Juliano Romero Cabral

Lançamento do 21° FIT ocorreu no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

Itaqui se prepara para sediar o 21º Festival Itaquiense de Teatro (FIT), de 18 a 21 de julho. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (21/6) pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) no gabinete do prefeito Leonardo Betin, com a participação do titular da SMECULT, Vicente Guterres; o secretário adjunto, Tales dos Anjos; e os servidores, Cesar Diani e Rudi Poetini Alegre.

Na oportunidade, já foi aberto o período de inscrições, que são gratuitas e vão até 12 de julho. Grupos interessados podem se inscrever por meio do site da Prefeitura (www.itaqui.rs.gov.br). Cada grupo poderá inscrever um espetáculo adulto e um infantil. Os organizadores exigem que as peças tenham entre 40 minutos e 1 hora e 15 minutos de duração e que não tenham sido apresentadas em edições anteriores do FIT.

Os grupos de fora do município receberão um auxílio-deslocamento, conforme a distância percorrida, variando de R$ 120 a R$ 960. Os visitantes também terão direito a hospedagem e alimentação.

Serão selecionados até 16 espetáculos, divididos entre as categorias adulta e infantil. A comissão organizadora anunciará os grupos selecionados até 72 horas após o encerramento das inscrições. As apresentações ocorrerão no Teatro Prezewodowski.

Confira a premiação para as categorias Adulta e Infantil:

Melhor ator – R$ 350 e troféu
Melhor atriz – R$ 350 e troféu
Melhor diretor – R$ 500 e troféu
Melhor espetáculo – R$ 1 mil e troféu
Melhor ator coadjuvante – R$ 250 e troféu
Melhor atriz coadjuvante – R$ 250 e troféu
Melhor cenário – R$ 150 e troféu
Melhor sonoplastia – R$ 150 e troféu
Melhor maquiagem – R$ 150 e troféu
Melhor iluminação – R$ 150 e troféu
Melhor figurino – R$ 150 e troféu
Atriz revelação – R$ 250 e troféu
Ator revelação – R$ 250 e troféu
Melhor espetáculo pelo juri popular - troféu

Evento: 21º Festival Itaquiense de Teatro (FIT)
Data: 18 a 21 de julho de 2024
Local: Teatro Prezewodowski, Rua Bento Gonçalves, 337 – Itaqui, RS
Inscrições: 21 de junho a 12 de julho de 2024
Organização: Prefeitura de Itaqui, por meio da SMECULT.