11/06/2024 | Terça-feira | 00h08

Programa IST capacita profissionais da saúde sobre protocolos de testes

Além das capacitações com as equipes, aconteceu reunião com diversos serviços

Foto: Divulgação / Secretaria da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST (HIV/Aids/Sífilis/Hepatites Virais), realizou uma série de encontros nos meses de abril e maio com profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e do Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI).

O objetivo era de capacitar as equipes sobre os protocolos adotados pelo Ministério da Saúde em relação à oferta de testes rápidos de diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, que são realizados em todas as unidades no horário integral.

Na oportunidade, também foi abordado sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) que trata da possibilidade do companheiro ou companheira de paciente infectado pelo vírus HIV fazer um tratamento para prevenir a contaminação. E, também, foi tratado sobre a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), medida já adotada em Itaqui, que é utilizada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco à infecção pelo HIV e no máximo em até 72 horas.

Os membros do Programa ainda ressaltaram a preocupação com os altos índices de Sífilis em Itaqui. E para avançar nas campanhas de combate e prevenção contra as ISTs, foi realizada reunião com representantes da própria SMS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Polícia Civil.