06/06/2024 | Quinta-feira | 20h03

Suspensão de consignados: Prefeitura e Banrisul atualizam parceria

O prefeito Leonardo Betin recebeu em seu o gerente do Banrisul, Dilvio Mello.

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui e o Banrisul atualizaram, nesta quinta-feira (6/6), o termo de compromisso que prevê a suspensão na cobrança de parcelas de empréstimos consignados de servidores municipais, descontados em folha de pagamento. No fim do mês passado, a iniciativa já permitia a suspensão das cobranças pelo prazo de quatro meses, mediante uma repactuação com pagamento do valor desse período em até 36 vezes, acrescido dos encargos. A atualização, que amplia em mais 60 dias a concessão da carência, não refere-se mais à repactuação como uma nova operação, mas sim à prorrogação do contrato vigente.

Também, diferente do último termo, a suspensão das operações de crédito consignado em seis meses será automaticamente aplicada a todos os servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas que possuam empréstimo consignado com a instituição financeira. Quem desejar não aderir ao adiamento das parcelas, deverá manifestar a não aceitação, até 12 de junho, através do aplicativo da instituição bancária. De acordo com a proposta, o Banrisul realizará a suspensão das cobranças de empréstimos autorizados para desconto em folha nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2024.

Os juros do parcelamento serão diferidos e diluídos em todas as parcelas no período do contrato, permanecendo a mesma quantidade de parcelas, bem como as demais condições da operação, como garantias e seguros. O valor da parcela será alterado em função dos juros do período da carência. As parcelas voltarão a consignar a partir da folha de novembro de 2024.

Quem optar pela não suspensão:

Está disponível, até dia 12/6, no aplicativo Banrisul a transação para aqueles servidores que não quiserem ter a cobrança de parcelas suspensa. Para isso basta acessar o aplicativo do Banrisul e seguir:

1º - Empréstimos
2º - Reconstruir RS