04/07/2024 | Quinta-feira | 11h24

SMECULT divulga nome dos jurados da 22ª Casilha da Canção Farrapa

Por Juliano Cabral

Foto: SMECULT

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) divulgou, nesta quinta-feira (4/7), os nomes que compõem a comissão julgadora da 22ª Casilha da Canção Farrapa. Músicos, escritores e produtores formarão a mesa que fará a escolha das músicas selecionadas ao festival e decidirão quais serão as campeãs nas categorias Temática Farroupilha e Nativista Campeira, além de qual levará o troféu Casilha Dourada.

O período de inscrições encerra em 26 de julho. A ficha de inscrição online e o regulamento do festival estão disponíveis em itaqui.rs.gov.br. A 22ª edição vai acontecer entre 29 e 31 de agosto, no CTG Cristóvão Pereira de Abreu, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Comissão julgadora 22ª Casilha:

Pirisca Grecco (Uruguaiana) - Vencedor de 3 Calhandras de Ouro da Califórnia da Canção de Uruguaiana, um dos mais importantes festivais do Rio Grande do Sul. Entre a exitosa e premiada trajetória em festivais de música do sul do Brasil, acumula ainda 8 prêmios Açorianos de Música, entre eles o DVD do Ano 2015/2016 com Comparsa Elétrica – O Filme.

Gujo Teixeira (Lavras do Sul) - Poeta, compositor e campeão de importantes festivais de músicas regionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2013 conquistou o Prêmio Açorianos de Música na categoria Regional. Entre os álbuns de sucesso, estão “Batendo Água” (2002), “Campo Largo” (2004), e “Bem na Porteira” (2007). Em 2009, foi lançado o “Gauchada” com vários artistas cantando seus versos.

Érlon Péricles (Palmeira das Missões) - Cantor e compositor, participante da maioria dos festivais de música do Sul do Brasil, como concorrente ou jurado. É ganhador do Prêmio Açorianos de Música por quatro vezes, em 2010 e 2011, como Melhor Compositor Regional e, em 2009 e 2011, como Melhor Disco da Música Regional, pelo projeto Buenas e M’Espalho. Venceu por cinco vezes o concurso promovido pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, que elege anualmente a música tema da Semana Farroupilha.

Zulmar Benites (São Sepé) - Músico, compositor, arranjador e produtor musical. Já participou de mais de 60 festivais desde 1985. Compôs cerca de 400 músicas gravadas por grupos como Os Mateadores, Os Bertussi e Serranos.

Leandro Silveira Fleck (Itaqui) – escritor, roteirista e professor. Possui três romances publicados que são ambientados em Itaqui. Em 2023, foi o patrono da 10ª Feira do Livro de Itaqui. Estudioso da história do município, já participou e idealizou projetos de contação de causos. Além de participar da comissão julgadora de outras edições da Casilha da Canção Farrapa e do Festival de Músicas para o Carnaval. Em 2024, lançará o livro "O Cão das Malvinas" e gravará dois curtas, um através de incentivo da Lei Paulo Gustavo.