Notícias
29/10/2024 | Terça-feira | 13h21
Autismo: Professores de Itaqui participam de formação sobre desafios escolares para alunos com TEA
Por Juliano Romero Cabral
Assessoria de Comunicação Social
Juliana (E) e Taciane (D) apresentando as ações do Centro Regional da TEAcolhe
Foto: Juliano Romero Cabral
Na manhã desta terça-feira (29), professores de Itaqui participaram de uma formação focada no tema “TEA e as Dificuldades Escolares”. O evento, realizado no Salão Paroquial, abordou estratégias e práticas pedagógicas para o trabalho com alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula.
Promovida pela Rede TEAcolhe de Itaqui em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Atendimento Multiprofissional de Itaqui (CAMI), a formação buscou fortalecer o suporte educacional a esses alunos. Em Itaqui, a Rede TEAcolhe é formada pelas secretarias municipais de Educação (SME), Saúde (SMS), e Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), além da APAE e do Grupo de Pais Anjo Azul (GPAA). A coordenação local da rede fica a cargo das psicólogas Elenir Freitas e Ivana Laussman.
Além das psicólogas coordenadoras, o evento contou com a presença das secretárias municipais Tatiane Goulart (Educação) e Andressa Deobald (Saúde) e das secretárias adjuntas Márcia Barz (Educação) e Rosane Motta (Saúde). A programação incluiu atividades como a mostra de desenhos do aluno com TEA Giuliano, uma apresentação da invernada da APAE/Escola Bem-me-quer e a apresentação do trabalho do Centro Regional da Rede TEAcolhe em Quaraí, representado pela coordenadora Juliana Ardais e a terapeuta ocupacional Taciane Seeger. Brindes também foram distribuídos aos participantes.
A formação é mais um passo para a criação de um ambiente escolar inclusivo e de uma rede de apoio que atenda às necessidades específicas de alunos com TEA, reforçando o compromisso do município com a inclusão educacional.