Notícias

05/11/2024 | Terça-feira | 10h04

Mais de 1,3 mil famílias em Itaqui têm prazo para recurso ao Auxílio Reconstrução

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento para auxiliar em recursos acontece na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação

Atendimento para auxiliar em recursos acontece na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação
Foto: Juliano Romero Cabral

Desde segunda-feira (4/11), mais de 1,3 famílias em Itaqui estão aptas a entrar com recurso para reavaliação de pedidos negados ou ainda pendentes do Auxílio Reconstrução. O prazo para solicitar nova análise segue até o dia 14 de novembro. Não estão sendo realizados novos cadastros.

O Auxílio Reconstrução foi implementado pelo governo federal como medida de apoio financeiro para as famílias impactadas pela enchente que assolou a região em maio deste ano. A assistência é de R$ 5,1 mil por família afetada, e visa ajudar na recuperação dos danos causados pelo evento climático. Desde então, 582 famílias de Itaqui já receberam o benefício, e outras 16 ainda precisam confirmar dados no site oficial para concluir o processo. No entanto, 1.396 famílias tiveram o pedido negado e podem agora tentar o recurso.

Para dar entrada no recurso, os solicitantes devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1985, até o dia 14 de novembro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h. É necessário levar um comprovante de residência ou outro documento que ateste o impacto sofrido pela enchente.

Após o término do prazo, a prefeitura terá até um mês para finalizar a análise dos recursos, sendo necessária, em alguns casos, uma visita domiciliar. Em seguida, o Governo Federal dispõe de até 60 dias adicionais para concluir as análises finais, que definirão se as famílias atenderão aos critérios para o recebimento do auxílio.