Notícias

16/01/2009 | Sexta-feira | 00h00

Vacinação contra febre amarela prossegue na próxima terça

A procura foi tão grande que o estoque de vacinas contra a febre amarela se esgotou rapidamente...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Longa fila se formou no 'Postão' na manhã desta sexta-feira

Longa fila se formou no 'Postão' na manhã desta sexta-feira
Foto: Ascom PMI

A procura foi tão grande que o estoque de vacinas contra a febre amarela se esgotou rapidamente na manhã desta sexta-feira (16/01). A fila de pessoas interessadas em se vacinar no ‘Postão’ chegou quase à esquina da Rua David Canabarro.



Segundo a secretária da Saúde, Eliane Píffero, as vacinas se esgotaram em razão da pouca quantidade de doses disponíveis para Itaqui. Como o município não é considerado área de risco, estoques maiores estão sendo enviados às cidades que já se encontram nesta situação.



- Maçambará e São Borja têm prioridade porque são áreas de risco. Por isso recebem mais vacinas. Cidades como Itaqui recebem menos porque não há a necessidade de vacinar toda a população. Vacina-se quem quer -, ressalta Eliane, que lembra ainda que a prioridade é para quem vai viajar.



Mais doses foram solicitadas à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete. A previsão, segundo a secretária, é que as vacinas cheguem a Itaqui na próxima segunda-feira à tarde.



- Voltaremos a vacinar a partir de terça no ‘Postão’. Quarta-feira estaremos no Itaó e Curuçu, e aqui na cidade na Pró-Morar. Quinta vacinaremos no José da Luz e sexta-feira novamente no ‘Postão’ -, informou Eliane Píffero, que solicitou àqueles que já se vacinaram a não repetir a dose, pois a mesma tem prazo de validade de dez anos.



Gestantes e crianças de até nove meses de idade não podem se vacinar.



Assessoria de Comunicação
Texto e foto: Juliano Barbosa - 09610