26/02/2009 | Quinta-feira | 00h00

“Precisamos dar um pouco de dignidade a estas pessoas”, disse o secretário Lauter, referindo-se aos catadores de lixo que susten

Trator de esteira cedido pela Prefeitura de Maçambará

Foto: Ascom PMI

O secretário de Serviços Urbanos, Jorge Lauter, esteve na manhã desta quinta-feira (26/02) no lixão municipal. Lauter conversou com dois funcionários cedidos pela Prefeitura de Maçambará que operam um trator de esteira, também cedido pelo governo maçambarense, que serve para remover detritos. O secretário informou que todo o lixo da cidade vizinha é depositado em Itaqui duas vezes por semana.

− É justo que Maçambará nos ajude na conservação do nosso lixão, pois eles também depositam o seu lixo aqui. Por isso vim dar uma conferida no trabalho que está sendo feito – disse.

Jorge Lauter também conversou com alguns catadores de lixo que estavam no local. A eles expôs que a Prefeitura empreenderá todos os esforços para, pelo menos, reestruturar o lixão, dando-lhes melhores condições de trabalho.

− É o mínimo que podemos fazer por essa gente que tira daqui o seu sustento. Criar uma cooperativa e readequar o local às necessidades atuais seria uma forma de dar um pouco de dignidade a estas pessoas, muitas vezes esquecidas, mas que realizam um trabalho de fundamental importância − ressaltou o secretário, que complementou que a preservação do meio ambiente também é uma preocupação das autoridades municipais.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610