25/02/2009 | Quarta-feira | 00h00

Carnaval de rua termina deixando saudade

Mestre Sala e Porta Bandeira da Acadêmicos

Foto: Ascom PMI

Os desfiles das escolas de samba na noite desta terça-feira (24/02) nem haviam terminado e o público, autoridades e imprensa já se perguntavam sobre o local do carnaval de rua no ano que vem. Isso porque o nível alcançado pelas entidades e o consequente aumento da presença de público, segundo todos entendem, merecem uma estrutura à altura do reinado de Momo em Itaqui. Não que o apoio logístico tivesse deixado a desejar, pelo contrário, só que a festa cresceu tanto nos últimos anos, que a rua Independência ficou pequena para tamanho festejo. Tanto que o prefeito Gil Marques Filho, que cravou o pé na Passarela do Samba durante todas as noites, em entrevista às emissoras de rádio, decretou:

– Ano que vem a comunidade vai escolher o local onde quer ver os desfiles. Este é um governo democrático, que houve o clamor popular. Se tiver que ser na Dom Pedro, que seja. Se tiver que ser na Bento, que seja. Se tiver que continuar aqui, que continue. Vamos fazer prevalecer a vontade da maioria.

Mas para as entidades que adentraram a Passarela nesta terça, o que importava mesmo na derradeira noite era realizar uma apresentação que convencesse o povo e os jurados. E diante das manifestações exaltadas das milhares de pessoas presentes em mais uma noite de muita festa e alegria, com muitos aplausos distribuídos a cada escola que desfilava, a certeza que o objetivo tinha sido alcançado. Até as torcidas organizadas vibravam com as apresentações das adversárias, numa saudável e civilizada disputa. Do nível da grandeza do carnaval de Itaqui. Como bem lembrou o presidente da Comcari, Éber Escobar de Almeida:

– Chegamos num ponto que não podemos deixar a peteca cair. Temos que manter este padrão, com essa estrutura, porém em outro local, mas com essa competição sadia que observamos aqui durante estes três dias, pois, lá no fundo, o que vale mesmo é se divertir.

Para a jurada Ana Leonardo, o carnaval de Itaqui tem uma peculiaridade que não se observa em outras cidades e que deve ser mantida com todo o esforço pelos organizadores do evento.

– Achei bárbaro o carnaval de vocês. Ainda mais quando se tem uma participação popular tão intensa e saudável. O povo, literalmente na avenida, com aqueles arrastões depois dos desfiles, é a razão disso tudo. Isso tem que ser preservado para sempre. Este é o verdadeiro espírito do carnaval – elogiou Ana.

Acadêmicos da Mocidade Independente, Unidos da Pró-Morar, Imperatriz Itaquiense, Unidos do Uirapuru e Águias do Samba Itaquiense estão de parabéns por terem encerrado os desfiles demonstrando a todos que, apesar das dificuldades enfrentadas nos dias atuais, ainda é possível sonhar com uma vida melhor, de muita paz, respeito e alegria.

* Veja mais fotos em Galeria de Fotos

PMI – Assessoria de Comunicação Social