Notícias

12/02/2009 | Quinta-feira | 00h00

Programa Emancipar define ações para o município

O secretário do Trabalho e Ação Social, Sandro Veiga e o coordenador de Programas da Secretaria...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Trezentas famílias são beneficiadas pelo Programa em Itaqui

Trezentas famílias são beneficiadas pelo Programa em Itaqui
Foto: Ascom PMI

O secretário do Trabalho e Ação Social, Sandro Veiga e o coordenador de Programas da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Marco Antônio Generoso, participaram na quarta-feira (12/02), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Porto Alegre, de uma rodada de negociações do Plano de Emancipação constituído pelas famílias cadastradas no Programa Emancipar, do governo do RS.


Durante o encontro, ficaram estabelecidas as ações que serão desenvolvidas durante este ano com as 300 famílias que participam do Programa em Itaqui. Elas foram definidas com a participação de representantes do SENAC, SENAI, SESI, CIEE, FGTAS/SINE, SEBRAE, CAIXA-RS, e as secretarias estaduais de Cultura, Justiça e Desenvolvimento Social, e Habitação.


Entre as ações, estão cursos de informática, auxiliar de cozinha, cabeleireiro, eletricista, carpinteiro, pedreiro, manicure e pedicure, introdução ao tear, introdução à cerâmica, exibição de filmes para comunidade, biblioteca itinerante, Ensino Médio para jovens e adultos, alfabetização para jovens e adultos, desenvolvimento de projetos habitacionais (construção de sanitários, unidades habitacionais e projetos de infraestrutura), capacitação de lideranças da comunidade e empreendedorismo.


A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através da agência local do Sistema Nacional de Emprego (SINE), atualizará a documentação das famílias cadastradas no Emancipar que terão prioridade para colocação no mercado de trabalho.


Segundo o secretário Sandro, as ações têm como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável das famílias em situação de vulnerabilidade social.


PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610
Foto: Arq. pessoal/Sandro Veiga