04/02/2009 | Quarta-feira | 00h00

Seminário da Famurs reúne os 496 prefeitos gaúchos em Gramado

Prefeito estará em Gramado até sexta-feira e em Brasília na próxima semana

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho participa de hoje (04/02) até a próxima sexta-feira, com prefeitos e vice-prefeitos de todas as regiões do Estado, do Seminário de Orientação às Novas Administrações, que ocorre no Centro de Convenções do Hotel Serrano, em Gramado.

Promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento irá tratar de diversos temas, entre eles, a atual crise econômica e seu reflexo nas finanças municipais. A solenidade de abertura ocorre a partir das 10h, e contará com a presença de autoridades do governo estadual, Legislativo e Judiciário.

Nesta quarta-feira, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, será um dos palestrantes. Ele falará sobre o trabalho da entidade com os 5.562 municípios do Brasil. As conquistas alcançadas pelos municípios nos últimos anos com relação ao governo federal e Congresso Nacional e os projetos e metas para os próximos quatro anos também serão abordados por Ziulkoski.

A gestão municipal do trânsito e da mobilidade, as obrigações dos municípios com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a importância estratégica da área ambiental, a potencialização da economia municipal através da valorização do setor primário e o custeio das ações de saúde serão os temas apresentados pelas áreas técnicas da Famurs.

Já na quinta, a crise econômica, o prefeito na visão da imprensa e o município no sistema federativo serão alguns dos assuntos em pauta. Na sexta-feira, o seminário encerra com painel sobre o Judiciário, que tratará dos órgãos de controle externo e os municípios. A sessão de encerramento ocorre às 12h.

- Será uma oportunidade ímpar para sanarmos todas as dúvidas sobre gestão pública. Além disso, contaremos com auxílio técnico da Famurs, sem falar na troca de experiências com os demais prefeitos dos 496 municípios do Estado - ressaltou o prefeito Gil Marques Filho, que após o evento viajará a Brasília em sua primeira visita oficial à capital federal.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Texto e foto: Juliano Barbosa - 9610