06/05/2009 | Quarta-feira | 00h00

Força Sindical do RS pede apoio ao prefeito Gil

Prefeito Gil reunido com integrantes da Força Sindical do RS

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no gabinete na manhã desta quarta-feira (6/5), com o presidente da Força Sindical do RS, Cláudio Janta, e comitiva. No encontro, Janta entregou ao prefeito um documento, denominado ‘Carta de Uruguaiana’, no qual relata os assuntos tratados no I Seminário Faixa de Fronteira, realizado nos dias 26 e 27 de março últimos, na cidade vizinha, e que contou, entre outras autoridades, com a presença do senador gaúcho Sérgio Zambiasi (PTB). Na oportunidade foram debatidas questões relacionadas ao aparato restritivo contido no parágrafo 2º do artigo 20 da Constituição Federal - ‘A faixa de até 150 km de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como Faixa de Fronteira, é considerada fundamental para a defesa do território nacional. Sua ocupação e utilização serão regulamentadas em lei’.

Além de entregar o documento, o presidente da Força Sindical solicitou apoio ao prefeito no sentido de realizar audiências públicas com o objetivo de mobilizar os municípios situados nessa faixa, chamando a atenção das autoridades para a construção de uma agenda positiva que aponte indicadores de desenvolvimento econômico e social responsável, com geração de emprego e renda.

- A Força Sindical entende que o artigo referido se constitui num mecanismo que emperra o desenvolvimento dos municípios da Faixa de Fronteira, uma vez que dificulta a atração de investimentos dos setores produtivos, comprometendo significativamente o progresso da região - disse Janta.

- Considerando, no caso do RS, que os municípios situados na Faixa de Fronteira apresentam índice de desenvolvimento inferior em relação aos demais, é justo que se reivindique um maior aporte de investimentos econômicos e sociais na região - argumentou Gil.

Ao final, o prefeito concedeu entrevista à emissora de televisão Rede Vida, que veicula um programa da Força Sindical todos os terceiros domingos de cada mês, às 19h30min.

A Faixa de Fronteira compreende 150 km de largura por 15.719 km de distância, abrangendo 11 estados e 588 municípios, com densidade populacional superior a 10 milhões de habitantes.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610