26/05/2009 | Terça-feira | 00h00

Gil e Claudete conhecem projeto para construção de um Centro para tratamento de dependentes químicos

O prefeito Gil Marques Filho e a...

Projeto mobiliza cinco municípios da região

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a vice-prefeita Claudete Bruck, conhecerem na manhã desta segunda-feira (25/5) detalhes do projeto de criação do Centro Regional para Tratamento de Dependentes Químicos. Idealizado pelos legislativos de Itaqui, São Borja, Maçambará, Unistalda e Itacurubi, tem como objetivo enfrentar um problema que vem se agravando nos últimos anos na Fronteira Oeste: o consumo crescente de substâncias entorpecentes e os efeitos danosos causados pela dependência química.

O projeto está sendo exposto aos prefeitos dos municípios envolvidos para que, com o aval deles, possa sair do papel o mais breve possível. Para isso, será criado um consórcio intermunicipal para gerenciamento do mesmo. Gil entregou às lideranças presentes ao encontro uma declaração na qual o município se coloca à disposição para participar da iniciativa.

- A ideia é excelente. Somos parceiros para enfrentar o problema de frente. Mas sugiro que o consórcio seja mais amplo, com a participação do Estado e a iniciativa privada - declarou o chefe do Executivo itaquiense.

A próxima etapa é realizar reuniões técnicas para levantamento de custos. Maçambará e São Borja disponibilizaram áreas para a construção da sede. Em relação aos recursos humanos, cada município cederia profissionais já lotados em seus quadros funcionais.

Participaram do encontro, realizado no gabinete do prefeito Gil, a vereadora Gislaine Brum (presidente da Câmara de Itaqui), a secretária substituta de Saúde Loreni Boeira (Itaqui), o vereador Farelo Almeida (presidente da Câmara de São Borja), a secretária de Assistência Social Maria Ieda Fagundes (São Borja), a responsável pelo Projeto Sentinela Valeska Barbosa (São Borja), a vice-prefeita de Maçambará, Adriane Schramm, a secretária de Saúde Kátia Belmonte (Maçambará), o vereador Adão Pinheiro (presidente da Câmara de Maçambará), o vereador Arnaldo Kuyven (Maçambará), o prefeito de Unistalda Moisés Gonçalves, o vereador Pedro Joaquim Souza da Silveira (presidente da Câmara de Unistalda), e o vereador Jorge Barbosa (Unistalda).

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610