26/05/2009 | Terça-feira | 00h00

Secretaria da Educação promove nesta quarta Dia do Desafio

Dia do Desafio é um evento mundial de incentivo à prática de atividades...

Funcionários e clientes de uma loja participando da edição do ano passado do Dia do Desafio

Foto: Ascom PMI

O Dia do Desafio é um evento mundial de incentivo à prática de atividades físicas. O Serviço Social do Comércio (SESC) é o responsável pela organização do mesmo no Continente Americano desde 2000. Realizado sempre na última quarta-feira de maio, este ano será no dia 27.

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física, por pelo menos 15 minutos. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Em Itaqui, a realização do Dia do Desafio é da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, com a coordenação do professor Ivelton Bohrer. A abertura oficial acontece às 9 horas, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, com apresentações de ginastrada (Escola Santa Tereza de Jesus) e jump (Academia Gap). Também será lançado o Projeto Cidadão em Ação, que assistirá crianças e adolescentes com aulas de dança, música, pintura, reforço escolar, xadrez e práticas esportivas. As atividades serão desenvolvidas no Clube Náutico Ipiranga e no Clubinho da Cohab. O objetivo, segundo o professor Ivelton, é manter os jovens praticando atividades saudáveis durante o período em que não estiverem na escola.

À tarde, com largada às 15h30min da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, serão realizados a 1ª Corrida da Saúde e um passeio ciclístico, percorrendo as ruas Bento Gonçalves, Paschoal Minoggio e Independência. Itaqui compete este ano com a cidade uruguaia de Pando, de cerca de 24 mil habitantes.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610