16/06/2009 | Terça-feira | 00h00

Vereadores de oposição pedem apoio ao prefeito Gil

O prefeito Gil Marques Filho recebeu...

Prefeito atende a solicitação dos vereadores de oposição

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na manhã desta terça-feira (16/6), em seu gabinete, os vereadores de oposição Márcio Palma e Igor Ardais (PP), e Sérgio Motta e Aline Goulart (PMDB). Os parlamentares pediram apoio do prefeito ao pleito de duplicação da ponte sobre o Rio Ibicuí, divisa entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana. Também estavam presentes a vice-prefeita Claudete Bruck e o secretário de Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos.

Gil mostrou-se solícito e, de imediato, providenciou a confecção de dois ofícios - nºs. 292 e 293/09 - para serem encaminhados ao secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e deputado estadual, Márcio Biolchi (PMDB), e ao superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) no RS, Vladimir Roberto Casa.

Em ambos os documentos, o prefeito ressalta que a ponte, com mais de 100 anos de existência, encontra-se em precárias condições de trafegabilidade, necessitando urgentemente de reparos, pois é o único meio de transposição do Rio Ibicuí, ligando os municípios de Itaqui e Uruguaiana através da BR-472, corredor de exportação de grande parte da produção nacional a países do Mercosul. Pelo local escoa, também, a produção de grãos da região aos demais estados brasileiros, sendo fluxo intenso de veículos pesados. Diz ainda o texto: “Com a restauração da BR-472 em andamento, o tráfego pelo local aumentará, acarretando, em razão da ponte ser de apenas uma via, grande perda de tempo e transtorno para os usuários no momento da transposição”. Gil conclui, solicitando às autoridades, que gestionem junto aos órgãos competentes a possibilidade de duplicação da ponte.

A Câmara de Vereadores de Itaqui e a União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO) realizarão, no Palácio Rincão da Cruz, audiência pública para promover uma discussão sobre o assunto. O evento ocorrerá, em princípio, no próximo dia 10 de julho.

Outro assunto tratado pelos legisladores com o chefe do Executivo, diz respeito a uma emenda parlamentar do deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), no valor de R$ 120 mil, destinada para Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde no bairro Ênio Sayago. O fato é que o também deputado federal Pompeo de Mattos (PDT - RS) já destinou uma emenda de mesmo valor com a mesma finalidade para o município. Cópia do ofício proveniente do gabinete do deputado foi entregue ao prefeito Gil pelo vereador Éber Escobar (PDT) no último dia 26 de maio. Com isso, o prefeito sugeriu que a emenda de Mendes Ribeiro seja utilizada para a aquisição de duas ambulâncias novas, que custam aproximadamente R$ 60 mil cada. Os parlamentares aprovaram a ideia, porém verão com o deputado se isso é possível.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610