07/07/2009 | Terça-feira | 00h00

Exército ajudará a monitorar a gripe A

O prefeito Gil Marques Filho, o chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, e o...

Em primeiro plano: Hamílton (E) e Gil na reunião em Santa Rosa

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho, o chefe de Gabinete, Daltro Bernardes, e o assessor de Planejamento, Hamílton Berro, participaram na tarde desta segunda-feira (6/7), na Coordenadoria de Saúde de Santa Rosa (RS), de uma reunião sobre a gripe A com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra.

Osmar, acompanhado da representante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Letéia Sperb, anunciou que o Exército irá reforçar a fiscalização da nova gripe nas aduanas de Itaqui, Quaraí, Aceguá, Porto Lucena, Vera Cruz, Porto Soberbo, Tiradentes do Sul, Porto Xavier, Barra do Quaraí e Porto Mauá. Caberá aos militares à distribuição de material informativo aos viajantes e monitoramento de entrada de veículos no território nacional por essas fronteiras.

- Será um trabalho com as prefeituras de contenção do vírus - explica o prefeito Gil.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), representada no encontro pelo gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras e Recintos Alfandegados, Paulo Coury, e a coordenadora de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do RS, Inês Pereira Mallmann, monitora a gripe A em apenas sete pontos de fronteira no Estado, não tendo estrutura e servidores suficientes para atender as demais localidades que estão desassistidas pela Agência.

Estão sendo estudadas as possibilidades de a ANVISA pagar diária aos profissionais de saúde municipais que estão fazendo o monitoramento nas aduanas, que é o caso de Itaqui, e de o Estado remunerar hospitais que dispuserem leitos para quarentena.

Osmar Terra disse ainda que Itaqui e São Gabriel agiram corretamente ao decretar situação de emergência nos municípios.

- É melhor pecar por excesso do que por omissão - defende o secretário, referindo-se à declaração do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticando a decisão do prefeito Gil.

Internação em Uruguaiana

Após exame constatar pneumonia em um caminhoneiro itaquiense, o paciente, apresentando os sintomas da nova gripe, foi transferido na tarde desta segunda (6), do Hospital São Patrício, para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, unidade hospitalar referência regional.

Com este, já são 18 os casos suspeitos da gripe A em Itaqui, conforme a Secretaria de Saúde do município. Segundo a secretária Eliane Piffero, uma nova amostra de secreção nasal foi coletada ontem. As três primeiras coletas, realizadas no dia 29 passado, ainda não tiveram os resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-RS).

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610