03/07/2009 | Sexta-feira | 00h00

Gerente da ANVISA chega nesta sexta a Itaqui

O gerente-geral da GGPAF (Gerência Geral de Portos, Aeroportos...

Heili e Gil

Foto: Ascom PMI

O gerente-geral da GGPAF (Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras e Recintos Alfandegados), Paulo Biancardi Coury, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), confirmou na tarde de ontem que chega a Itaqui por volta das 17 horas desta sexta-feira (3/7). Ele virá acompanhado da coordenadora da CVFSPAF-RS (Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Rio Grande do Sul), Inês Pereira Mallmann.

Eles se reunirão na Prefeitura com o prefeito Gil Marques Filho e a secretária da Saúde, Eliane Piffero, para depois conferir in loco o trabalho da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) de monitoramento e orientação sobre a gripe A aos viajantes que circulam pela Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto. A instalação de um posto da ANVISA no local está sendo estudada.

Mais doses da vacina

A Secretaria da Saúde recebeu na manhã desta sexta (3) mais doses do medicamento Tamiflu, antiviral que combate o vírus Influenza A. O lote foi entregue pela enfermeira Heili Temp, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), à secretária Eliane Piffero.

Logo após, Heili participou de uma reunião com o prefeito Gil, Eliane e a enfermeira Cláudia Gelain, da Vigilância Epidemiológica Municipal, no gabinete do chefe do Executivo, para falar sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Saúde Estadual em relação à gripe.

Ela informou, por exemplo, que novos kits de exames estão sendo enviados à CRS para serem distribuídos aos municípios de fronteira. A enfermeira também elogiou a atitude do prefeito em decretar estado de emergência, corroborando com o que já havia sido dito pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

- O decreto é uma medida preventiva. Através dele, me disse o prefeito Gil, as pessoas começaram a ser mais cuidadosas em relação à gripe. Além disso, uma semana sem aula não prejudica ninguém - afirma Heili.

Como o prazo de dez dias de suspensão das aulas estabelecido pelo decreto expira na próxima terça (7), a decisão de estender ou não esse prazo será tomada pelo prefeito um dia antes. A decisão será baseada, principalmente, nos resultados das amostras de secreções nasais coletadas na segunda (29) das três primeiras pessoas que apresentaram sintomas prováveis da gripe A no município, mas que ainda não foram divulgados pelo Estado. O prazo, nesse caso, é de 72 horas, devendo os mesmos serem apresentados a qualquer momento.

Segundo a secretária Eliane, já são 17 pessoas no município suspeitas de terem contraído a gripe A. Todas estão sendo monitoradas em suas residências. Não há nenhum registro de internação hospitalar até o momento.

G1 em Itaqui

O repórter Glauco Araújo, do G1, site de notícias da Globo, está produzindo uma série de reportagens sobre a gripe A. Glauco está no Estado desde o início desta semana e já percorreu as cidades de São Gabriel, Uruguaiana e Itaqui, onde conversou com o prefeito Gil e a secretária Eliane na tarde desta quinta (2).

Glauco também esteve na Aduana da Receita Federal colhendo informações junto a caminhoneiros brasileiros e argentinos para a produção de mais matérias. Todas estão sendo postadas no site de notícias (www.g1.com.br). Nesta sexta (3) ele seguiu viagem em direção a Erechim, onde encerrará a série de reportagens.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610