08/07/2009 | Quarta-feira | 00h00

Prefeito decide revogar decreto e aulas reiniciam nesta quinta-feira

O prefeito Gil Marques Filho decidiu na manhã desta...

Prefeito Gil e secretárias Martha (Educação) e Eliane (Saúde) na reunião que decidiu sobre a revogação do decreto

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho decidiu na manhã desta quarta-feira (8/7) revogar o Decreto nº. 5.354, publicado no último dia 29 de junho, que declara ‘Situação de Emergência’ em Itaqui em função do vírus Influenza A (H1N1). A decisão foi tomada em conjunto com as secretárias Eliane Piffero (Saúde) e Martha Luzia Delgado (Educação).

Com isso, as aulas que estavam suspensas em todas as instituições de ensino públicas e privadas no município, pelo prazo de dez dias, contado a partir da publicação do decreto, voltam ao normal nesta quinta-feira (9).

- Estamos seguindo uma orientação dos governos estadual e federal, já que, segundo as autoridades de saúde, a disseminação da nova gripe é inevitável. O que nos cabe agora é continuar o trabalho de orientação e monitoramento das pessoas que ingressam ou saem do país através da Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto. Este estado permanente de alerta tem de ser mantido - explica Gil.

- A minha opinião é que as férias escolares deveriam ser antecipadas - completa.

Agentes da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) estão no aguardo do reforço militar anunciado pelo secretário de Saúde do RS, Osmar Terra, em reunião na segunda (6), em Santa Rosa. O trabalho dos profissionais de saúde ainda poderá ser remunerado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Casos da gripe no município

Segundo a Secretaria de Saúde, já são 25 os casos suspeitos da gripe A no município. Ainda não foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-RS) os resultados dos quatro exames realizados em Itaqui.

O caminhoneiro itaquiense com sintomas da nova gripe, transferido na segunda (6) do Hospital São Patrício para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, unidade hospitalar referência regional, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a Santa Casa, em boletim médico divulgado esta manhã, seu estado de saúde é grave.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610