19/08/2009 | Quarta-feira | 00h00

Visa recolhe produtos vencidos das prateleiras e notifica proprietários

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizou nesta quarta-feira...

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizou nesta quarta-feira (19/8), fiscalização sanitária em alguns estabelecimentos comerciais da cidade. Na oportunidade, foram apreendidas mercadorias com o prazo de validade vencido, sem a rotulagem ou estragadas.

- Pedimos à população que verifique as datas de validade dos produtos antes de comprá-los. No caso das carnes, a coloração e o odor precisam ser bem analisados, sob pena de, se consumidos estragados, causarem danos à saúde - ensina o coordenador da Visa, Leandro Hiemer.

Ele explica que, no caso da notificação de um estabelecimento em função de instalações inadequadas, por exemplo, é dado um prazo para o proprietário fazer as adequações necessárias. Encerrado esse período, a Visa retorna ao local para averiguar se as melhorias foram feitas. Se as irregularidades permanecerem, é lavrado um auto de infração baseado na Lei Federal nº. 6.503, de 22 de dezembro de 1972, e no Decreto Estadual nº. 23.430, de 24 de outubro de 1974. O proprietário tem 15 dias para recorrer. Terminado o prazo, é aplicada uma penalidade - que pode ser até o fechamento temporário do estabelecimento - baseada na Lei Federal nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977.

- Temos exemplos de como era antigamente e de como é hoje em dia. As empresas estão bem mais preocupadas com a higiene do local e a saúde dos clientes - ressalta Hiemer.

Segundo o coordenador, cerca de 300 estabelecimentos já foram fiscalizados.

- Já teve um caso de interdição, no centro da cidade - lembra.

As irregularidades variam desde produtos vencidos a venda de carne clandestina. A fiscalização é feita em todos os estabelecimentos que trabalham com alimentos e saúde. Para funcionarem, precisam possuir Alvará Sanitário, que é expedido pela Visa.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610