21/09/2009 | Segunda-feira | 00h00

Desfiles encerram programação da Semana Farroupilha

Vinte e duas entidades tradicionalistas desfilaram ao longo da rua Independência, na manhã deste domingo (20/9), no encerramento dos festejos farroupilhas, após sete dias de intensa programação promovida pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, através da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

A abertura foi realizada pelo grupo de cavalarianos que participou da 1ª Condução da Chama de Itaqui, em 1982, da Estância Silêncio, de propriedade de Sérgio Silva, até a cidade. Na sequência, os CTGs Cristóvão Pereira de Abreu e Rincão da Cruz, e os piquetes José de Almeida Carpes, Parceria, da Amizade, Abraçando a Tradição, Parando Rodeio, Cavalaria Farrapa, Tio João, Gildo de Freitas, Criado em Galpão, Vovô Banedito, Mariano Pinto, Aconchego do Peão, João Duzack, do Dóio, Resistência da Fronteira, Herança Farrapa, Voluntários do Rio Grande, Dom Lagarto, Repontando a Tradição e Estouro de Tropa, encheram os olhos do numeroso público presente na tradicional passarela de desfiles durante as duas horas programadas para o evento.

Mas das 22 participantes, apenas seis concorreram ao troféu Manoelito de Ornellas - poeta, jornalista, ensaísta, romancista e professor, falecido há 40 anos -, e ao prêmio máximo de R$ 1 mil.

Classificação

Com uma diferença de 404,6 pontos para o segundo colocado, o Piquete José de Almeida Carpes conquistou o tricampeonato (2007/08/09), obtendo 776,3 pontos. Faturou, portanto, os R$ 1 mil e o troféu Manoelito de Ornellas. Em segundo ficou o Piquete Cavalaria Farrapa, com 371,7 pontos, sendo premiado com R$ 700,00, mais troféu. Em terceiro lugar ficou o Piquete Parando Rodeio, somando 238,9 pontos, recebendo R$ 300,00, mais troféu. Em quarto, com 219 pontos, ficou o Piquete Abraçando a Tradição, em quinto o Piquete Parceria, com 153,6 pontos, e em sexto o Piquete da Amizade, que somou 112,3 pontos. Esses três ganharam troféus, que foram entregues acompanhados de mudas de árvore nativa, no domingo, juntamente com os troféus dos três primeiros colocados.

Premiação

Os piquetes José de Almeida Carpes, Cavalaria Farrapa, Parando Rodeio e Dom Lagarto - recebeu troféu de melhor condução da chama -, foram premiados em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes representantes das entidades tradicionalistas, membros da Cosfa e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

A Cosfa passou em um telão vídeo promocional, com oito minutos de duração, sobre o Projeto ‘Itaqui Tchê Espera!’. O material retrata o desejo de Itaqui em sediar o acendimento da Chama Crioula do Estado em 2010, mostrando sua diversidade econômica e vocação campeira. Ano que vem a Chama estará completando 30 anos permanentemente acesa em Itaqui.

Encerramento

A solenidade de encerramento foi realizada na tarde deste domingo, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Arriaram os pavilhões a vice-prefeita Claudete Bruck (Brasil), a vereadora Gislaine Brum (RS) e o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Albino Vaz da Costa (Itaqui). O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela dupla Felipe Antunes (violão) e Elen Fatiene de Azevedo (voz), primeira prenda do município. O prefeito Gil Marques Filho fez o discurso de encerramento e o músico Marcelo Antunes cantou alguns sucessos da música gaúcha.

Fazenda Itú, próxima hospedeira

Também no domingo, Carlos Alexandre Tavares, peão do município, passou uma centelha da Chama Crioula ao sargento Ederlei, da Brigada Militar, e depois extinguiu o fogo no Candeeiro Crioulo. A BM ficará com a Chama até o próximo dia 30, quando, finalmente, a entregará a próxima hospedeira, a Fazenda Itú, na localidade de Encruzilhada, de propriedade de Alfeu Nicola, devendo chegar ao seu destino no dia 4 de outubro, depois de percorrer 128 km.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610