02/09/2009 | Quarta-feira | 00h00

Em breve, trânsito de Itaqui terá nova cara

A Divisão de Trânsito (Ditran), vinculada à Secretaria de Obras, Viação...

A Divisão de Trânsito (Ditran), vinculada à Secretaria de Obras, Viação e Transportes, realizou durante a manhã e tarde desta quarta-feira (2/9), no plenário da Câmara de Vereadores, o ‘1º Encontro Municipal sobre Trânsito’. Representantes da Brigada Militar, Exército, Executivo, Legislativo e CFC Moróca participaram do evento, que abriu espaço para o debate e apresentação de propostas para melhoria do trânsito de Itaqui. O prefeito Gil Marques Filho falou na abertura sobre a importância da Ditran.

- Nosso governo empreenderá todos os esforços para reestruturar o sistema viário. Com a criação da Ditran e a nomeação do Anael, profissional reconhecidamente capacitado para a função, já demos um passo importante rumo a esse objetivo - ressaltou.

O diretor de Trânsito e coordenador dos trabalhos, Anael dos Santos, apresentou um diagnóstico do sistema viário, com números referentes a acidentes, frota de veículos, infrações e falhas estruturais. Ele também falou sobre a função da Ditran , normas gerais de circulação e condução, fiscalização, educação e transporte de passageiro e cargas. Houve espaço para perguntas e sugestões da plateia.

Ao final dos debates, chegou-se ao consenso que há a necessidade de desativação dos estacionamentos oblíquos - à exceção daqueles onde haja a devida estrutura, como na Praça Central, por exemplo. Os demais serão paralelos. Também serão criadas áreas de embarque e desembarque de alunos nas escolas e os horários de carga e descarga de mercadorias serão regulamentados. Ficou definido que a rua Bento Gonçalves terá mão dupla, e que serão instaladas, a longo prazo, lombadas eletrônicas nos pontos mais críticos. Os estacionamentos de bicicletas ficarão situados somente no início das quadras.

- Há muitas outras mudanças a serem implementadas. Mas temos de estabelecer prioridades. A propósito, começaremos o trabalho pelas ruas de maior movimento - informou Anael.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610