23/09/2009 | Quarta-feira | 00h00

Rádio Cruzeiro transmite programa direto da Granja Municipal

A Rádio Cruzeiro do Sul transmitiu o programa Cruzeiro Repórter, na manhã...

A Rádio Cruzeiro do Sul transmitiu o programa Cruzeiro Repórter, na manhã desta quarta-feira (23/9), ao vivo da Granja Municipal. Comandado pelo âncora Dileu Fernandes, o noticioso abordou o trabalho realizado na Granja pela Secretaria de Agricultura. Participaram o prefeito Gil Marques Filho, o secretário de Agricultura Oneide Machado e a substituta Ilca Figueiredo, além do repórter Édson Corrêa e do comentarista Marco Aurélio Barbosa.

Os profissionais da emissora ficaram encantados com o viveiro de mudas de árvores nativas cultivado no local e com as hortaliças (alface, beterraba, salsa, cebolinha, cenoura, etc.) produzidas em estufas, e que abastecem escolas e creches do município, entidades filantrópicas, projetos sociais e o Restaurante Popular. Mas os que mais chamaram a atenção dos radialistas foram os projetos ‘Ouro Doce’ e ‘Hidroponia’, os xodós da Granja.

Laranja sem semente

O ‘Ouro Doce’ busca a diversificação da matriz produtiva na Fronteira Oeste por meio da implantação da citricultura, em especial do plantio de laranja sem semente para exportação. As mudas encontram-se em estufas montadas obedecendo a rigoroso padrão de produção em ambiente protegido das intempéries. A Fazenda Santa Mathilde, de Ruy Alves Filho, é a sede do projeto-piloto, desenvolvido em uma área de 20 hectares, com oito mil mudas plantadas. ‘O Ouro Doce’ é supervisionado pela engenheira agrônoma Jocelia Campos.

Hortaliças em canos de PVC

A hidroponia é o cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta, em especial de hortaliças. Nesta técnica, as raízes podem estar suspensas em meio líquido ou apoiadas em areia lavada, em um kit hidropônico composto por canos de PVC de 50mm de espessura e base de sustentação constituída por pequenas ripas de madeira de 77 e 80cm de altura.

As vantagens são significativas, como por exemplo: maior produtividade, pouca mão-de-obra, uso de agrotóxico reduzido, pode ser desenvolvida em qualquer local, entre outras. Numa estufa da Granja, mudas de alface, tomate, melão e morango florescem nos kits hidropônicos.

- A Escola Vicente Solés tem um kit com alface e outras estão desenvolvendo seus projetos. Além disso, a Corsan e quatro olericultores dos bairros Chácara, José da Luz e Capelinha já possuem seus kits montados e produzindo hortaliças diversas, graças ao conhecimento técnico adquirido conosco - ressaltou o secretário Oneide durante entrevista. O Projeto tem a supervisão do técnico agrícola Ivan de Souza.

Café da manhã

Após o encerramento do programa, a Secretaria de Agricultura brindou a todos com o aguardado desjejum, anunciado antes de iniciar a transmissão. Cuca, pão caseiro, mel, nata, suco de laranja e café foram degustados pelos presentes sem a menor cerimônia.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610