14/09/2009 | Segunda-feira | 00h00

Tradições e costumes do gaúcho serão reverenciados até domingo

A Praça Marechal Deodoro da Fonseca ficou lotada no final da tarde...

A Praça Marechal Deodoro da Fonseca ficou lotada no final da tarde desta segunda-feira (14/9), para receber os cavalarianos provenientes da Estância Tapera do Coqueiro, hospedeira da Chama Crioula, durante a solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2009.

Depois de percorrerem 82 km, os representantes de piquetes e CTGs foram recepcionados no palanque oficial pelo prefeito Gil Marques Filho, a vice-prefeita Claudete Bruck, a presidente da Câmara de Vereadores, Gislaine Brum, secretários municipais, vereadores e autoridades de segurança pública.

Em sua saudação, Gil destacou a importância da data para os gaúchos e desejou a todos uma excelente Semana Farroupilha. Os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal foram hasteados pelo delegado Rafael Brodbeck, da PC, pelo sargento Ederlei, da BM, e pelo prefeito Gil, respectivamente, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Logo após, o violonista Rodrigo Oliveira executou o Hino Rio-grandense. Na sequência, crianças e jovens do Projeto ‘Aprenda Violão no seu Bairro’, da Secretaria de Educação, tocaram a música ‘Querência Amada’, do saudoso Teixeirinha. O Candeeiro Crioulo foi aceso pelo hospedeiro Gaetano Santa Catarina.

Após a distribuição de centelhas às entidades tradicionalistas, o Grupo Balanço da Fronteira iniciou o show de abertura da Semana Farroupilha 2009, para a alegria das centenas de pessoas que tomaram conta da Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Até o domingo (20), uma programação diversificada, elaborada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, através da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa 2009), promete manter aceso o ideal farroupilha em todos os itaquienses.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610