08/09/2009 | Terça-feira | 00h00

Trânsito tranquilo durante o primeiro dia de alterações promovidas pela Ditran

As alterações no trânsito previstas no Decreto nº. 5.370/09, começaram...

As alterações no trânsito previstas no Decreto nº. 5.370/09, começaram a ocorrer na manhã desta terça-feira (8/9) nas principais ruas do Centro. Com base no que se discutiu durante o ‘1º Encontro Municipal sobre Trânsito’, promovido pela Divisão de Trânsito (Ditran), na quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores, o prefeito Gil Marques Filho decidiu oficializar três mudanças.

A principal delas diz respeito à rua Bento Gonçalves, que se tornou via de mão-dupla, entre as ruas Saldanha da Gama e Rincão da Cruz. Também mudou a forma de os motoristas estacionarem os veículos, de acordo com o art. 48 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor não pode mais estacionar no sentido oblíquo, mas paralelo e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas, como na Praça Central. E, por último, os motociclistas devem estacionar suas motos em posição perpendicular ao meio-fio, com a roda traseira próxima ou encostada à guia da calçada.

Nesse primeiro dia, o diretor de Trânsito Anael dos Santos contou com o apoio da Brigada Militar para orientar os motoristas, que estranharam um pouco as mudanças.

- É natural, pois há muito tempo não se mexia no trânsito de Itaqui. Mas a aceitação foi boa - disse Anael.

O trabalho de orientação prossegue até que todos os motoristas tenham pleno conhecimento das alterações. A imprensa mantém a comunidade informada através dos meios de comunicação.

A Ditran promete outras mudanças para breve, como por exemplo, criação de áreas de embarque e desembarque de alunos nas escolas, e regulamentação dos horários de carga e descarga de mercadorias nas ruas do Centro.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610